quinta-feira, 30 de julho de 2009

GRIPE SUINA


Um paranaense, curitibano, muito mal informado, atribui a proliferação da gripe suína nos Estados do sul do Brasil, ao hábito dos gaúchos, argentinos e uruguaios de tomarem chimarrão, propondo inclusive que seja feita uma grande fogueira com cuias e bombas.

Acima de quaisquer preconceitos, demonstra, o mencionado cidadão, que nada conhece da cultura gaúcha, nem uruguaia e argentina. Não se sabe, por exemplo, que um nativo desta querência chamada Rio Grande, antes mesmo de aprender a ler e escrever, fica sabendo que quando se está “resfriado” (ainda mais gripado) não se toma chimarrão com outras pessoas, ou não se compartilha o amargo. Não sabe, desconhece completamente, que nos paises hermanos, existe um hábito muito comum de uso de pequenas cuias e bombas, fazendo com que praticamente todos sorvam o chimarrão de forma individual.

Acho, dentro de meus pequenos conhecimentos, que o curitibano perdeu tempo de ficar calado, deveria no mínimo ter buscando um pouquinho mais de informação, para depois criticar uma cultura que absolutamente não entende nada.

Essa: Tu já sabias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário