O fato do Brasil ter sido descoberto por acaso; de todos os desvios de riquezas da nossa terra para o reino Português; de todas as reviravoltas na nossa história; da deprimente condenação de Tiradentes e sua brutal execução são marcante da trajetória de um País com dimensões continentais, mas nenhum outro momento histórico foi tão devastador, deprimente, atentatório a condição humana como a escravatura.
Sob alegação da falta de mão-de-obra “importava-se” negros para trabalhar no Brasil (só isto seria o suficiente para condenar os dirigentes da época) e a forma como eram tratados os negros? Nivelados a condição de animais, eram avaliados em verdadeiros leilões públicos, destinados ao trabalho ou procriação, conforme a condição física. Nada, mas nada pode ser comparado nesta País, até mesmo as mais devastadoras formas de corrupção que se apresentam hoje são capazes de denegrir mais a imagem e a história do Brasil do que a escravatura.
Depois de tantas outras, veio a Lei Áurea que aboliu a escravatura no País (será), assinada num 13 de maio, data para ser comemorada ou repudiada?
Essa: Tu já sabia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário