terça-feira, 26 de maio de 2009

ESTIAGEM NO SUL



Ao que tudo indica, somos realmente um lugar privilegiado, abençoado por Deus, se ocorre época de muitas chuvas, não sofremos com as enchentes e alagamentos, se ocorre um período de estiagem, como este de agora, não somos afetados.

Mais de cem municípios do Estado estão buscando através da Defesa Civil, o reconhecimento e homologação da Situação de Emergência decretada pelos seus Prefeitos, sendo que tal ato é realizado através de Decreto e este precisa ser homologado como situação indispensável para que surta os efeitos legais e esperados. Alguns querem a construção de bebedouros para os animais, outros poços artesianos e assim cada qual vai colocando suas metas para um efetivo combate aos efeitos da seca.

Não tenho conhecimento que Pinheiro Machado tenha decretado estado de emergência, o que leva ao entendimento de que não ocorreram prejuízos no município em razão da estiagem. Somos sabedores, e quem trabalha no setor agrícola do município, funcionários públicos que lutam pela Defesa Civil Municipal, que não é nada fácil provar e comprovar o dano, é preciso um trabalho desgastante junto aos agentes estaduais, com levantamento fotográfico, inspeção “in loco”, comprovação de plantio e outros tantos procedimentos, visando inibir possíveis simulações, mas, ainda que tardiamente, os resultados de um reconhecimento público da situação de prejuízo, são sentidos e acabam minimizando as perdas ou facilitando o atendimento de compromissos assumidos para investimento no plantio, especialmente pelos pequenos produtores.

Ainda bem que escapamos desta devastação que a estiagem provocou no Estado, onde até mesmo municípios que possuem rios as suas margens, como Dom Pedrito, foram afetados e já clamam por socorro público estadual.

Essa: Tu já sabia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário