terça-feira, 30 de junho de 2009

SAPIENCIA DE MINISTRO


Quantos foram aqueles que, como eu, contestaram os pronunciamentos dos Ministro do STF, inclusive ao voto de uns, mas que hoje são obrigados a dar razão aos meritíssimos? Para ser “jornalista”, não é preciso estudo. Tem razão os Ministros, não é mesmo? Pelo menos é o que se vê.

“Jornalista” Chico Lang, provou-me que os Ministros tinham razão, qualquer despreparado pode ser “jornalista”, e o pior, ainda existe canal de televisão que paga para um cara falar bobagens. Sua mágoa com os gaúchos deve se dar ao fato de que não somos um povo (gaúchos) pequeno, ao contrário, somos de altíssima representatividade na história deste País: Presidentes, e os mais conceituados são frutos da terra sulina; no esporte, bem ai é que deve morar a IRA do “seu Lang”, pois aqui no sul, estão dois títulos mundiais, e outros tantos brasileiros e internacionais, que o “grande” jornalista não consegue absorver.

O que fazer frente ao cidadão destes? Sabe o que eu faço? Quando chego no canal que ele trabalha, especialmente nos programas que ele participa, troco de canal e vou assistir desenho em outro canal qualquer; vou assistir leilão de bois e cavalos, mas me nego a engordar a minha ignorância com os ensinamentos e opiniões dele.


Essa: Tu já sabias...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

TIMINHO? COMPARADO AO PALMEIRAS???


Embora seja torcedor, não fanático, do Internacional, não consigo acreditar que a equipe possa lograr êxito frente ao time corintiano na próxima quarta-feira, na decisão da Copa do Brasil. Ter que fazer três gols, não levar nenhum, com Índio e Álvaro “mano-a-mano” com Nazario, é complicado!

Mas falo nisto em plena segunda-feira, após a nossa seleção de futebol ter vencido de virada o selecionado americano, pelo simples fato de que assistindo a um canal de televisão ontem, fixei-me em um programa que fazia comentários sobre futebol, em que cogitavam a contratação de Luxemburgo pelo Santos e de Muricy Ramalho pelo Palmeiras, sendo que em determinado momento, um dos participantes comentou que, caso o Internacional perdesse o titulo para o Corintians, seguramente Tite deixaria o comando da equipe colorada e ao que tudo indicava, Muricy deveria ser contratado pela equipe gaúcha. Pois bem, um comentarista, cujo nome é tão inexpressivo que não consigo lembrar, disse que seria uma burrice do Muricy, trocar um grande clube como o Palmeiras pelo Inter, um “timinho” do Rio Grande do Sul, voltando a frisar, “timinho, sim”. Perguntado qual o melhor elenco se do Inter ou do Palmeiras, disse que isso não fazia diferença, ainda assim o Inter era um “timinho”. Eu até concordo com ele, os clubes do Rio Grande são verdadeiros “timinhos”, conquistam seus títulos em cima dos “timões” de São Paulo, quando estes não conseguem deixar de não marcar um pênalti e ainda expulsar o Tinga de um jogo. Isso é que faz de Palmeiras, Corintians e outros tantos paulistas, verdadeiros “timões”.


Essa: Tu já sabias...

sábado, 27 de junho de 2009

DESPESAS CORRENTES


Ainda ontem, no Senado Federal, Senadores de diversos partidos, inclusive do governista, manifestavam preocupação com a situação da crise mundial que parece se agravar, embora alguns setores apresentem sinais de melhora.

Vários economistas, especialistas em finanças públicas, entendem que é chegado o inadiável momento de conter as despesas correntes, como aquelas que advêm da contratação de pessoal, frear de maneira singular os aumentos de despesas, para que possa existir um equilíbrio com o PIB, inclusive dos municípios. Prefeitos de diversas cidades, levados pela preocupação com o futuro próximo, queda de arrecadação, recessão “técnica”, queda do PIB, entre outros fatores, encomendaram estudos especializados para que sejam indicadas medidas efetivas de adequação de suas finanças municipais. Isto tudo, segundo se noticia no Senado Federal.

A máquina pública, da qual se exige tanto e que tanto tem que produzir, não pode ser municiada com migalhas, porém cabe ao administrador, a verificação das circunstâncias e suas conseqüências, adotando medidas administrativas e operacionais que permitam, principalmente aos gestores financeiros, cumprir com os compromissos assumidos, o que não é muito fácil, quando não se mede a necessidade com a capacidade de investimentos, razão pela qual, alguns municípios, inclusive da região sul do Estado, passam a ter dificuldades sérias neste sentido.


Essa: Tu já sabias...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

POLEMICO POR NATUREZA?


O Ministro de Meio Ambiente está com freqüência envolvido em assuntos polêmicos na mídia, diversas foram as oportunidades em que o Sr Ministro aparece na contramão da opinião pública, pois esta agora foi para matar: AGROPECUARISTA É VIGARISTA. Isso mesmo, em reunião em Brasília, o Ministro disse que os produtores rurais instalados na região da Amazônia são vigarista, uma qualificação no mínimo inoportuna em se tratando de um Ministro.

Tenho para mim, que o Presidente Lula não pactua com este comportamento desrespeitoso do Ministro, até porque a acusação é grave, e deveria ser objeto de provas substanciais, não deve e não pode ser manifestada publicamente como mera opinião particular. Ainda que haja produtores que atuam de forma ilegal, não se pode generalizar, este procedimento em linha geral, causa danos que precisarão ser concertados depois.

O próprio Senado Federal tem feito manifestações de contrariedade a este pronunciamento do Ministro, e ainda, por sua participação em outros eventos populares que o tornam a cada dia mais polemico. Agora produtores estão bem próximos de experimentar os efeitos da uma legislação ambiental que, até bem pouco tempo, era danosa, causadora de entraves à administração pública e que poderá passar a destinar um percentual das propriedades para preservação ambiental, não podendo o proprietário dispor para criação ou plantio. Se, é preciso preservar o meio ambiente, de outro lado, não é preciso inventar, dificultar, causar entraves em nome dessa preservação. Leis claras são mais facilmente compreendidas, cumpridas e de mais eficiente fiscalização.


Essa: Tu já sabias...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ICMS...A BASE DE TUDO


Parece bastante elementar que existe uma relação entre a arrecadação de ICMS do Estado e o repasse aos municípios. O Jornal Zero Hora chama atenção para a acentuada queda de arrecadação do Governo Estadual o que, fatalmente, trará reflexos na arrecadação dos municípios. Isto realmente não é uma boa noticia, ao contrário, é péssima.

Vale dizer que o próprio Governo Federal, através do Senadores da base aliada, vem manifestando preocupação com a crise mundial, que parecia estar sob controle, mas que nos últimos dias tem deixado claro que está no seu pico, essencialmente nos Estados Unidos – centro financeiro do mundo – com consideráveis prejuízos também na economia Japonesa, que vinha num crescente, a caminho de tornar-se uma das principais mundialmente. Ora, isso leva a uma reflexão muito séria, será preciso que nosso Brasil continue com medidas econômicas de sustentação financeira para evitar os piores efeitos desta crise mundial, e nesse contexto, está o nosso Estado e logicamente o município. A queda estimada de arrecadação, que trará prejuizos de mais de 37 milhões somente no mês de junho, leva ao entendimento de que serão necessárias medidas drásticas para contenção e equilíbrio da balança financeira dos municípios, que sofrerão seguramente com a queda de arrecadação do Estado.

Apertar o cinto é entendimento da FAMURS, o que já foi avisado pelo Presidente da República, e não muito bem entendido por diversos Prefeitos do Brasil, e como é evidente, os resultados serão os piores. Melhor segurar agora que chorar depois.

Essa: Tu já sabias...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

BONS TEMPOS AQUELES...


O cenário não poderia ser o menos favorável: a minha pequena, pacata e silenciosa Herval, naquela época, Herval do Sul (até o “do Sul” perdeu). Pois bem, era naquele cenário que me tornava adolescente, estudante do “Ginásio Estadual São João Batista”, onde cursava, não sei se sexta ou sétima série, mas o que importa é que meus pais, de origem muito pobre, não possuíam um aparelho televisor, então, tínhamos que visitar outros locais para assistir algum programa ou alguma reportagem.

Na época, era muito parceiro de um, então jovem como eu, Milton César Soares, mais conhecido como “Caquinho”, filho de um senhor que era bastante envolvido em política, Nido Soares, oposição pura ao regime governamental da época, e em especial ao sistema de “intendentes designados pelo governo para administrar o município”, por ser região de fronteira, e aquém dedicávamos especial admiração. Havia, na rua 15 de Novembro, um bar conhecido como “Bar do Carlinhos”, onde contava com um televisor, e ocorria, a noite, um debate entre Paulo Brossard de Souza Pinto (este eu lembro o nome) e outro (situação) Nestor “Joste” (ou algo semelhante), como candidatos a uma vaga no Senado. Nós, o Caquinho e eu, como menores, éramos proibidos de entrar no mencionado bar, mas com um pouco de cumplicidade do Carlinhos, ficávamos meio que escondido, mas “matando aula” assistíamos e vibrávamos com cada colocação do Brossard que colocava o Nestor em apuros. Acreditávamos que com o vitória, que já se desenha como certa, de Paulo Brossard, muita s coisas iram mudar, inclusive para nós, insignificantes, desconhecidos e meros morados “do Herval”.

Os anos passaram e vi subirem ao pódio do poder político legislativo (Senado Federal), representando o nosso Rio Grande, sindicalistas, locutores de rádio e outras tantas personalidades, mas e as melhorias para o nosso povo, onde foram? Conseguiram matar verdadeiras frentes de luta pacifica pela democracia, pelo bem estar do povo, criaram partidos que trocam a sua ideologia política por cargos e o que pior, não assumem os encargos. Até quando? Só o povo poderá dizer. O certo que não mais verei debates de alto nível como aqueles que mencionei aqui. Bons tempos em que se apresentava propostas e não se cercava de vários assessores a cata de pontos falhos da vida particular do candidato opositor.


Essa: Tu já sabias....

terça-feira, 23 de junho de 2009

NIVEL MÉDIO. SINONIMO DE EDUCAÇÃO?



A Carta Magna deste País regra que entre outras, a educação é um direito do cidadão e um dever do Estado. Perguntamos: o Estado, e entenda-se aqui União, Estado e Município cumpre sua parte? Temos escolas públicas com disponibilidade de vagas para todos? E o ensino superior gratuito, onde está? Ou deve ser entendido que o limite da educação para um povo é o ensino médio?

O que você vê hoje, e já vem longa data, é que as universidades federais são estabelecimentos de ensino destinados exatamente para aqueles que menos precisam do ensino gratuito, que tem condições financeiras para custear um curso superior em uma faculdade particular. Sim, pois quem não pode pagar uma faculdade particular, não pode pagar um cursinho e obter aprovação na “federal”, é assim que funciona. Então, resumindo, quem entra na “federal”? Só os mais abastados, os mais endinheirados. Ah! Você me dirá, mas temos meios de financiamento para o ensino superior, e eu lhe direi: se você não tem dinheiro para pagar um cursinho, também não terá para pagar o crédito educativo (diariamente vemos queixas na imprensa). Não se iluda que você sairá da faculdade ganhando “rios” de dinheiro, a menos que se forme em medicina ou enfermagem e consiga fazer plantão em alguns municípios (mais de um, em um só não vai resolver).

Percebe-se também, que quem passou dos quarenta, quarenta e cinco, ou mais como eu, deixa de ser cidadão, pois aí, não tem direito mesmo a educação, já que até mesmo os financiamentos governamentais para ensino superior não contemplam as pessoas desta faixa etária, restando uma única alternativa, se dizer JORNALISTA (não precisa mais curso superior), tentar emprego em algum jornalzinho ou ir para os bancos de praça perguntar: qual o dia útil que tu recebe? Primeiro, segundo? Ah! o meu é no quinto....quando é que cai mesmo? quarta-feira? Bah! Ta longe...


Essa: Tu já sabia...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SENHOR SECRETA



Quando você pensa que já viu tudo, percebe que não viu nada, em termos de escândalos do Senado brasileiro. Agora surge o Senhor Secreta. A alcunha é mais do que correta, mais do que apropriada. Não poderia ser outra.

Senhor Secreta, na verdade é um funcionário efetivo, concursado do Senado, ao que tudo indica motorista, mas que jamais foi visto dirigindo um veiculo do Senado. Sua função, de longa data, é mordomo da família Sarney, hoje, da “Governadora Roseane Sarney”, muito embora seja pago pelo erário público mensalmente. Consta de uma gratificação em torno de 12 mil reais. Dá para acreditar tal situação? Será que o presidente do Senado José Sarney não sabia desse fato?

Quando chegar o momento de você exercer o seu direito do voto, você gaúcho pouco ou nada poderá fazer para banir da política brasileira os protagonistas dessa novela infame dentro do Senado Federal, não adianta uma carapaça de homem público sério, bem comportado, se na verdade as coisas começam vir a público diariamente pelos meios de comunicação, mas, vamos acreditar a esperar que o povo do Maranhão não esqueça os dias atuais.

Até quando vamos com essas ilicitudes? Será que uma comissão vai resolver, vai indicar os verdadeiros responsáveis, vai trazer uma punição e uma conseqüente moralização da política brasileira? Você acredita nisso? Eu não!


Essa: Tu já sabia....

sábado, 20 de junho de 2009

PORTO RIO OU ALEGRE JANEIRO?



A muito tempo as autoridades de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro enfrentam a ação de verdadeiros exércitos de marginais, especialmente traficantes, e não raramente, logo após a ação policial que resulte na prisão de um dos traficantes, vemos os meios de comunicação informar que veículos coletivos tiveram suas rotas desviadas e foram incendiados. O que parecia ser uma ação exclusiva dos marginais cariocas, agora se tornou real também na capital gaúcha, quando foi incendiado um ônibus após uma operação policial em que foi preso um traficante de drogas.

Como podemos facilmente detectar, Porto Alegre e a região metropolitana a cada dia assemelham-se mais da capital carioca, com verdadeiras milícias de marginais, agindo com brutalidade, não escolhendo horário nem local para desenvolver suas atividades em busca de consumidores e até mesmo matando para garantir pontos de venda de drogas. Será que chegaremos ao extremo que chegou o Rio de Janeiro com utilização de carros blindados, venda de segurança e outras tantas atividades que só levam insegurança a população? Penso que estamos nesse caminho. Policiais Militares e Civis, de nível médio, não recebem o mesmo tratamento que os Delegados de Polícia, os funcionários do Judiciário e o Ministério Público. As Policias estão totalmente defasadas, praças e tenentes mal pagos e em numero insuficiente, em cidades como a nossa, onde em 1976 havia 52 policiais militares e 04 ou 05 policiais civis, hoje não tem um terço disso. Como combater o crime que se apresenta numa crescente a cada dia com a redução das condições dos policiais, de nada adiante ter viaturas novas se não houver quem trabalhe nelas e os que existem são mal pagos e desvalorizados. A dignidade de um homem não se compra, assim como com segurança pública, não se brinca. Se a segurança é um dever do Estado e um direito do cidadão, como saúde e educação, é preciso olhar com melhores olhos o nosso Estado, que trafega por um caminho muito perigoso.

Essa: Tu já sabia...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

QUE VERGONHA!!!



As noticias dão conta de verdadeira sacanagem no Senado Federal e conforme já havia afirmado anteriormente, vai sobrar só para o pessoal da administração, como se a Direção do Senado não soubesse de nada. Ora, é claro que as coisas não ficarão bem esclarecidas.

Sempre aprendi que: “Se queres que um assunto não tenha solução, nomeia uma comissão” e o que o Senado está fazendo? Nomeando uma comissão para apurar as irregularidades e indicar providências. Não fossemos um País pacifico e democrático, seguramente a população não aceitaria com tamanha naturalidade o que está acontecendo, parece-me que já chegam a sete os parentes do Sr Presidente do Senado empregados naquela Casa Legislativa, inclusive com noticias de que um deles sequer mora no Brasil e recebe do Senado. Pode isso?

O nosso Presidente se apressa em dizer em público que Sarney não pode ser tratado com um qualquer, então deveria ser revogada a Constituição Federal que diz que “todos são iguais perante a Lei”, irregularidade ou indicio dela, deve ser apurado de forma igual, seja o administrador o Prefeito de uma pequena cidade do interior do Acre ou Rio Grande do Sul, ou seja o Presidente do Senado. Não pode haver complacência, pois foi Presidente da República, hoje é Senador, tem que responder como Senador. Fosse Pedro Simon o presidente do Senado, Lula diria a mesma coisa?

Essa: Tu já sabia....

quinta-feira, 18 de junho de 2009

EU JÁ SABIA


Mencionei aqui que o jogo do Internacional em São Paulo começaria com derrota do time gaúcho, não deu outra. O seu Heber, agora virou especialista em livrar paulistas do terceiro cartão amarelo e mesmo do vermelho, pois a entrada do jogador Douglas foi um ato de banditismo, para fraturar a perna do volante colorado e o meia Elias cometeu umas quinhentas faltas e nada de amarelo, cartão este aplicado unicamente para os que não estavam pendurados. Se o time paulista mereceu ganhar, claro que sim. O Inter não existiu, jogadores como Danilo Silva, Cordeiro, Gladison (?), Alecsandro, Alvaro, não podem vestir a camiseta do Inter. Lauro caiu atrasado no gol do Ronaldo e estava fora da posição no primeiro gol corintiano.

Em tempo: Heber Lopes realizou um favor a torcida colorada, ao expulsar Leandrão acho que deveria ter colocado na sumula que aquele cara deveria ser banido do futebol.

Torcida Gremista, preparem seus foguetes, bandeiras, carros e demais meios de comemoração, apesar de ser colorado, acredito na raça, garra e vontade do tricolor dos pampas contra paulistas ou mineiros. O Grêmio só não será campeão da Libertadores se não quiser ser.

Essa: Tu já sabia...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

OITO MIL PARA OITENTA


Faz algum tempo que meios de comunicação vem divulgando irregularidades no Senado Federal, o que tem colocado em constrangimento a todos os Senadores da Republica, mas esta ultima, tem moldura muito especial, principalmente depois do que se viu ontem com o pronunciamento do Presidente do Senado, Senador Sarney.

Sarney afirmou que a crise não é sua, é do senado. Ora, não faz muito tempo ouvi pela televisão um senador falando algo mais ou menos assim: “o Senado são os senadores e os senadores são o Senado.”. Sarney falou de sua inabalável estrutura familiar, ao que eu saiba, ninguém o atacou como chefe de família, ninguém lhe acusou de atos ilícitos no seio familiar, o que se questiona, são atos administrativos em que parentes do senador foram designados para cargos no senado (altos salários) sem que tivesse sido cumprido o principio constitucional da publicidade, e isto, o senador não pode negar que seja o alvo das denuncias.

O senador Sergio Guerra fazendo uso da palavra deixou bem claro os problemas do Senado Federal em relação ao assunto em pauta: existem cerca de oito mil funcionários para oitenta senadores, será que aquela Casa necessitam de tantos funcionários?

Entendo que tudo terá o mesmo encaminhamento que oportunidades anteriores, será utilizado o sistema de degola, em que servidores administrativos serão demitidos em nome da moralização do Senado, como se fossem os únicos culpados, sendo que custa-me crer que tenham agido a revelia das direções da casa, que tenham feito designações sem que a presidência e demais diretores do Senado tomasse conhecimento.

Essa: Tu já sabia...

terça-feira, 16 de junho de 2009

COMEÇOU UM A ZERO

Lendo o Jornal Zero Hora de hoje encontrei que a arbitragem do jogo do Internacional em São Paulo será de Heber Roberto Lopes, precisa dizer mais alguma coisa? A equipe gaúcha começa perdendo de um a zero, e cada jogador do Inter com um cartão amarelo, este é o desenho feito para que o timão possa ser campeão da Copa do Brasil, ou alguém duvida disto?

Este juiz, e quem acompanha futebol sabe bem, em jogos fora do nosso Estado, no campo dos adversários, é sempre um sinal de perigo para os gaúchos – Grêmio e Inter – imparcialidade e isenção não são o forte dele, quando se trata da dupla grenal, e, não acredito que em São Paulo será diferente, se tocarem no “fenômeno” é falta e a um metro da área “pênalti”, é esperar para ver.

Essa: Tu já sabia...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

QUE HORROR...



O nosso selecionado, com “Kakas” e tudo, apresentou um verdadeiro vexame no jogo de estréia da competição internacional em que está envolvido, Copa das Confederações, ou algo assim, mas isto, pouco importa, o que interessa é que contra a Seleção do Egito, fomos medíocres, dignos de piedade, e isso, desde o começo do jogo, pois já entramos em campo achando que estava ganho o jogo, por isso, como de costume, com um jogador a menos.

Só Dunga não vê: ROBINHO NÃO EXISTE e não é Pato que joga no lugar dele, isso, qualquer criança sabe, menos ele.

Contra os americanos e os italianos, se jogarmos como hoje, levaremos um passeio e goleada sobre goleada, pois até mesmo Julio César considerado o melhor goleiro da atualidade, estava pregado, o que aconteceu nestes últimos dias? Não sei, você sabe?

Essa: Tu já sabia...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A RECESSÃO TÉCNICA ESTÁ AI


Nos primeiros textos que escrevemos aqui, alertamos a todos os gostam de acompanhar um pouco de política dos riscos e profundos problemas que a “Marolinha” do Lula traria aos Prefeitos com queda considerável na arrecadação, especialmente no FPM, claro que em momento algum pretendemos que alguém escutasse o que falávamos ou até mesmo levasse em consideração ao que escrevíamos, pois bem, a história se repete. O País acaba de entrar em recessão técnica, é isso mesmo, a economia brasileira não está, nem estava em rumo seguro, navegando em calmaria como pretendiam fazer entender., será preciso sim, apertar o cinto para suportar os efeitos da crise mundial ou então.... Que a queda do PIB tenha sido menor do que se espera é uma realidade, mas significa muito frente ao posicionamento do ministério da fazenda, que no final do ano passado previu um crescimento de quatro pontos percentuais; em fevereiro previu dois e meio e agora prevê um por cento, isto é, vai falando conforme vai acontecendo, levando a crer que não segurança no planejamento econômico do País, pelo menos é o que os comentaristas econômicos passam como informação ao público.

No Estado de São Paulo, os municípios já estão reclamando em público da queda de arrecadação, assim como municípios de outros Estados já não estão conseguindo cumprir suas obrigações mais simples, como pagamento de água, luz, telefone e principalmente salários dos servidores, e, consideram que não é mais possível continuar como está, que as “parcelinhas” que foram remetidas não foram suficientes e que o caos econômico virá logo-logo.

Não é o momento mais oportuno para contrair despesas desnecessárias, que custam muito caro em relação ao beneficio que trazem; é sim, o momento de reduzir despesas, cortar na carne hoje, para não lamentar amanhã, e, cuidado, muito cuidado com os falsos amigos, serão eles que te colocarão em profundas amanhã, quando dirão que quem deveria ter cuidado disso e daquilo era “tu” e não eles.

“Ensinamento Árabe: É tão culpado quem vende, como quem ajuda a vender um camelo doente”

Essa: Tu já sabia...

terça-feira, 9 de junho de 2009

É INACREDITAVEL...




Está sendo estudada uma alteração na legislação vigente e que sepultará de vez com o direito de propriedade, pois você, que possui terras, não mais será dono de parte de sua propriedade rural. Isso mesmo. Se aprovado o projeto que tramita no legislativo brasileiro, você não mais disporá de 30 % de suas terras, se a propriedade for superior a 30 hectares.

Acontece que se você possui terras em quantidade superior a 30 hectares, 30 % delas serão “reservas ecológicas”, isto é, você não poderá dispor para criação de animais, não poderá plantar nesta área, não pode valer-se da madeira nela existente, enfim, você não será mais dono do que é seu. Será que passa?

Outro assunto em debate, trará, no meu humilde ponto de vista, sérias conseqüências, embora haja tantos defensores: criação de cotas escolares para menores infratores: Vale a pena? Quem os fará freqüentar a escola? E a redução da maioridade penal, vai para o espaço? Proteja-se o menor delinqüente e teremos adultos assassinos, esta é a realidade.

Essa: Tu já sabia...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

QUE BRASIL DO DUNGA, HEIN...


A Seleção canarinho esteve em Montevidéu disputando mais um jogo pelas classificatórias da próxima copa do mundo e o que se viu, não era esperado, pois a seleção uruguaia sempre apresentou dificuldades aos brasileiros, mas a canarinho jogo relativamente bem e contou com a sorte, o que não se entende é a cabeça do nosso treinador, parecer não ver o obvio, o que todo mundo enxerga. O “Dunga” conseguiu no Uruguai expulsar o atacante Luiz Fabiano. Isso mesmo: a expulsão do centroavante deu-se principalmente por burrice do nosso treinador. O atacante já tinha um cartão amarelo, não jogaria próxima partida contra o Paraguai, já havia feito o seu gol, o Brasil ganhava com folga, a seleção tinha no banco de reserva um grande jogador chamado Nilmar, por que não substituir Luiz Fabiano, que insistia em repudiar as decisões do arbitro com gestos de absoluta indisciplina? Só burrice mesmo.

Ganhamos o jogo, mas ficou provado que não temos técnico, temos um mero escalador, não fosse o talento individual dos nossos jogadores, nossa seleção seria tão pobre como a do Uruguai. Essa é a verdade. Custa um horror a mexer na equipe e quando o faz, faz mal e tardiamente.

Para o próximo jogo, ninguém fique surpreso se Dunga escalar Julio Batista em detrimento a Nilmar ou Pato, continuando com Gilberto, Josué, Elano, e assim por diante. Certamente que a seleção do Paraguai, apesar do ultimo jogo contra o Chile, não será presa tão fácil como foi o Uruguai e ai, poderemos pagar caro. É esperar para ver.

Essa: Tu já sabia...

sábado, 6 de junho de 2009

E O RESTO????


Voltando ao Blog, eis que estive afastado dele por uns dias, quero manifestar que dá saudade de escrever as minhas bobagens: Muito festejada na fronteira sul do Estado, chegou a Bagé a frota de veículos e equipamentos para combate ao abigeato, inclusive com helicópteros, que, pelo que fui informado ontem, são dois, devendo permanecer um na cidade de Pelotas e outro na cidade de Bagé, muito embora a mídia tenha divulgado somente uma aeronave e que permanecerá em Pelotas e pelo período de um ano.

É uma iniciativa muito bem arquitetada pelo Ministro Tarso Genro, pois seguramente os delinqüentes haverão de fazer uma avaliação das condições de vigilância para depois agirem, como sempre acontece, e vendo que as autoridades estão atentas, certamente procurarão uma região menos patrulhada, porém, dois fatores devem ser considerados: primeiro, é preciso que haja ampla participação de produtores, moradores da região, trabalhadores rurais, enfim pessoas ligadas a atividade ruralista, abastecendo policiais civis e militares com informações que levem a identificação de tais marginais e segundo, que haja um perfeito entrosamento e troca de informações entre as policias e aí, envolvendo também policia federal, policia rodoviária federal e de mais órgãos com atribuições na área, falando-se aqui também na área da saúde, com fiscalização constante ao comércio clandestino de carnes. Deste, acho que pouco ou quase nada pode se esperar, pois quem comercializa a carne clandestina, na sua grande maioria, são pequenos proprietários e em geral não se trata de produto de furto, mas burla ao fisco, o que também é ilegal, mas os grandes abigeatos, estes certamente devem ser comercializados em centro maiores e possivelmente com grandes industrias.

Policiais bem equipados, com ótimos veículos, suporte aéreo, enfim tudo aquilo que se espera de uma policia, no entanto, fica uma pergunta: e a remuneração? E o número de servidores para atender a demanda? E os quadros da Policia Civil e Militar, como farão para prestar a atendimento constante que os produtores precisam e esperam? As viaturas não irão trocar de rota?

Essa: Tu já sabia....

terça-feira, 2 de junho de 2009

COM MEU, COM O SEU, COM O NOSSO DINHEIRO


O Brasil inteiro volta-se a campanhas de prevenção ao uso de drogas, especialmente o crack, em que o usuário pode perder 10 kg em apenas uma semana. Veículos de comunicação estão desenvolvendo campanhas de alerta aos jovens para que não caiam nesta cilada chamada droga; artistas renomados, verdadeiros ídolos estão inseridos nestas campanhas, o que é louvável e deve ter ampla divulgação.

O Ministério da Saúde desenvolveu uma cartilha, que, segundo informações seria destinada a um público especifico (como selecionar?), elaborada em material de primeira qualidade, em grande quantidade, com os custos pagos com o dinheiro que nós levamos ao Governo pagando o maior percentual de impostos do mundo. Fosse essa cartilha educadora, de alerta, mostrando ainda que de forma violenta os efeitos da droga, o alto preço que se paga pelo vicio, a destruição não só de consumidor como de toda a família, tudo muito bem, mas, a dita cartilha, traz ensinamentos de como fazer a “carreirinha” da cocaína ( que não deve ser usado cartão de crédito pois solta tinta); os tipos de cachimbos que devem ser usados, enfim, uma verdadeira aula de como ser um drogado.

Acho que o objetivo não era este, mas o resultado foi, pois o material não traz sequer uma advertência para não entrar no mundo das drogas; a intensão até pode ter sido boa, mas a execução foi péssima, por fim, acredito que o Ministro não tomou conhecimento desse material antes de sua propagação, caso contrário não teria permitido, pois é um verdadeiro atropelo a todas as campanhas de combate as drogas.

Essa: Tu já sabias...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

COPA DO MUNDO


Só se fala em Copa do Mundo neste País, em todos os cantos do território nacional é só copa do mundo; as capitais comemoram porque serão cidade sede da copa do mundo, mas e daí? Vai ter dinheiro para realizar todas as obras que estão sendo anunciadas? Se, tem dinheiro, porque não aplicar em saúde pública que está uma verdadeira catástrofe? Todas as obras no transporte público só podem ser realizadas se for visando a copa do mundo? Eu compreendo, mas não entendo!

A realização do evento ocorrerá somente em 2014, e os resultados serão sentidos bem antes, pelo que sei, pelo que andei pesquisando, a Argentina pagou caro o preço de ter realizado uma copa do mundo, não obteve o resultado esperado e as despesas foram superiores as que podiam ser suportadas e, parece que os grande contemplados são os empreendimentos privados, ao público e ao setor público pouco ou nada sobra.

Pode ser que tenhamos resultados positivos, torço, sinceramente, por isso. Só quero saber se Dunga resistirá até lá. O que você acha?Como se diz na fronteira sul: “Chô Brabu...”

Essa: Tu já sabia....