terça-feira, 21 de abril de 2009

21 DE ABRIL, TIRADENTES


O Alferes Tiradentes, tornou-se Patrono das Policias Militares, exatamente em razão do posto militar que obteve, como integrante da milícia imperial de Minas Gerais. Sua imagem, que muitos associam a imagem de Cristo, com cabelos e barbas compridas, não podem traduzir a realidade, eis que, como militar, o máximo que poderia lhe ser permitido seria usar um pequeno bigode e na qualidade de preso e condenado, era forçado a cortar os cabelos e barba diariamente, para evitar proliferação de piolhos na cadeia.

Acusado do crime de “lesa-majestade”, que equivalia a traição imperdoável ao reino, além de ser condenado, sua família também sofreu os efeitos da pena, pois passaram a ser considerados como criminosos também, era mais ou menos equiparado aos portadores de lepra, que deveriam ser isolados das demais pessoas. Foi enforcado, esquartejado, sua casa foi destruída e jogado sal sobre o terreno para que nada nascesse naquele local. Mesmo diante de tudo isto, no inicio da era republicana, passou a condição de herói nacional, como símbolo da luta pela liberdade do povo brasileiro.

Mister lembrar ainda, que foi num 21 de abril, que faleceu Tancredo Neves, bravo lutador pelas diretas e pelo fim absoluto do periodo de ditadura, eleito presidente do Brasil, sequer conseguiu tomar posse.

Essa: Tu já sabia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário