Procurando nos mais diversos locais, respostas para determinadas perguntas, por vezes nos deparamos com afirmações que traduzem exatamente aquilo que buscamos.
Desta forma foi que cheguei a um interessante texto, e que julguei oportuno comentar, depois de tantas outras manifestações feitas através deste blog. O livro “Obras Póstumas – Allan Kardec – J.Herculano Pires – Editora Lake – apresenta LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, (o que é tão conhecido de nós gaúchos, não é mesmo?) e deixa claro a interligação e dependência de uma sobre a outra, reconhecendo e ensinando que não há como se falar em liberdade, onde inexiste a igualdade e fraternidade, pois o homem, não pode se julgar livre, se tem o convívio direto com aqueles que se julgam acima da igualdade, estabelecendo assim, uma relação de suposta subordinação, do mesmo modo, liberdade e igualdade sem fraternidade, não estabelecem um convívio harmônico, tendo em vista que esta, “está na primeira linha: é a base; sem ela seriam impossíveis a liberdade e a igualdade reais. A igualdade decorre da fraternidade e a liberdade do conjunto das duas.”.
As três forças motoras de uma sociedade justa e benéfica a todos, possui vários inimigos, alguns mais, outros menos perigosos, e entre eles, pode-se destacar sem dúvida alguma o orgulho, que tenho para mim, seja irmão gêmeo da soberda e parente muito próximo da mentira, uma família que tem uma estima muito grande pelos falsos, por aqueles que justificam suas deficiências e buscam seus objetivos, lançando aos outros aquilo que é de sua inteira responsabilidade. Sorte que estes, não conseguem enganar a todos, o tempo inteiro, cedo são desmascarados e passam a sofrer com suas atitudes ou são forçados a trilhar novos caminhos.
Essa: Tu já sabia...
segunda-feira, 30 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário